domingo, 19 de julho de 2020

ORAÇÃO & FÉ



A oração é a nossa capacidade de se comunicar com Deus. Cada um tem a sua forma de orar e aquela que mais se aproxima Dele, é a melhor. Mas, para orar precisamos de alguns preceitos. O mais importante é o amor a Deus. Para amá-lo temos que ter humildade, temos que nos curvar diante Dele e aceita-lo no mais íntimo de nosso Ser. Isso já representa meio caminho andado. A outra metade do caminho é composta de força mental e a sustentação da vontade. A força mental se desenvolve pela reflexão, decisão e concentração. Para sustenta-la precisamos da louvação ou adoração a Deus, da alegria de estarmos com Deus e, principalmente da fé de que Deus nos ouve.

A reflexão nos possibilita alinhar a nossa vontade com a vontade de Deus, pelo amadurecimento de nosso verdadeiro querer. O que se quer de fato no âmago da Alma? É justo o que se quer? É bom para todos? É bom para mim? Há de se ter uma resposta afirmativa para as três últimas perguntas. Se uma delas falhar, então não estará alinhada com a Vontade Divina.

A decisão e a concentração geram um potencial de energia, devido ao foco e a persistência da oração. É o que acontece quando se reza o terço ou entoa-se repetidamente um mantra com um japamālā. Ondas de energia mental vão se acumulando, impregnando e impulsionando o intento.

A adoração a Deus é necessária para que possamos nos despojar de todo orgulho e ter ciência de que é Deus que consente e envia a Graça. Através do louvor, criamos um canal de luz e abrimos as portas do coração para receber a Graça.

A alegria de estarmos com Deus nos faz florir o caminho, tornando-o magnético, atraente para o presente que estamos a congratular, a regozijar-se com Deus. A alegria ou o contentamento nos torna receptivos e harmoniosos, nossa energia ganha brilho, enquanto a tristeza e lamentação nos ofusca.

Enfim, a fé! Nada é tão poderoso quanto a fé. Sem fé não podemos realizar nada. É somente através da fé que nossas ideias se transformam em realidade. Quanto maior é a fé, mais poderoso é o pensamento. A fé alicerça todas as nossas intenções, todas as nossas realizações. A fé avaliza as nossas ações. Mas, não confundam a fé com a crença! Na crença não há fundamento. A fé está fundamentada na razão no conhecimento vivenciado.

A fé nos capacita a refletir, decidir, concentrar, louvar e se alegrar. Ela é o alimento da Alma. Assim como o corpo precisa de nutrientes, a Alma só sobrevive com fé. É muito importante esse contato íntimo com Deus para não entrarmos em desespero. Muitos se julgam pessoas de fé, mas na primeira batalha perdida, no primeiro entrave, se desesperam, porque a fé é a base da esperança. Na realidade, não passam de crentes. A fé é uma atitude interna; vem da Alma. A crença é externa; é necessário ver, ouvir, tocar para crer. A crença se modifica com os anos, enquanto a fé é permanente. Assim como o Sol não projeta sombra ao meio-dia, a fé plena não projeta sombras de dúvidas.

A oração deve ser feita com formas, frases e intenções positivas. Assim, elas penetram como flechas nos campos mentais negativos, quebrando forças distorcidas e obscuras. As formas-pensamento ou ideias positivas são edificantes. Existe uma grande diferença entre falar “eu sou saudável” e “eu não sou doente”, apesar de semanticamente expressarem a mesma ideia.

Estabelecemos o contato com Deus por duas formas: meditando ou orando. Na oração nós falamos com Deus. Na meditação nós escutamos Deus. Existem alguns formatos de se orar: prece, afirmações, apelos ou decretos. A prece é bem devocional e seguem um padrão que já é bem conhecidos de todos nós, com a Ave Maria, Pai Nosso, Cáritas, Francisco de Assis. São as mais poderosas, quando feitas no mais íntimo da Alma.

As afirmações são curtas e objetivas, como “eu sou luz” ou “eu sou filho de Deus perfeito”; enquanto os apelos são súplicas, como “Ó Pai, livrai-nos do mal”! Já os decretos são longos, firmes e servem como verdadeiros exorcismos, como a “Armadura de São Patrício”. E é com ela que vou encerrar.


ARMADURA DE SÃO PATRÍCIO

Descanso este dia na onipotência da Divina Presença “EU SOU”
“EU SOU” o poder da Divina Presença para guiar-me
“EU SOU” a força da Divina Presença para sustentar-me
“EU SOU” a sabedoria da Divina Presença para ensinar-me
“EU SOU” o olhar da Divina Presença para velar sobre mim
“EU SOU” o ouvido da Divina Presença para ouvir-me
“EU SOU” a mão da Divina Presença para amparar-me
“EU SOU” o caminho da Divina Presença para estender-se adiante de mim
“EU SOU” o escudo da Divina Presença para resguardar-me
“EU SOU” o exército da Divina Presença para defender-me
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo à frente de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo atrás de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo acima de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo abaixo de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo à minha direita
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo à minha esquerda
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo dentro de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo ao meu redor
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo através de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo no sentido de minha largura
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo no sentido de meu comprimento
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo no sentido de minha altura
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo no sentido de minha profundidade
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo no coração de todos os que falam de mim
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo nos olhos de todos os que me veem
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo nos ouvidos de todos os que me ouvem
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo nos que sentem o meu aroma
“EU SOU” a Divina Presença do Cristo nos que me tocam
Descanso este dia na onipotência Crística da Divina Presença “EU SOU”
Saúde, Força e União

Nenhum comentário:

Postar um comentário