quinta-feira, 30 de julho de 2020

ETERNO MONÓLOGO



No meio da vida agitada e frenética da cidade, no meio dos urbanoides seres que vão “de-lá-pra-cá” e de “de-cá-pra-lá”, na tentativa de suprir suas vidas, deixando que a mecanicidade tome conta delas, existe alguém a bater, a pulsar incessantemente, querendo chamá-las e dizer que existe.  Mas poucos Lhe dão atenção e a maioria nem sente a Sua presença, pois, ingenuamente, pensam que está lá fora, em lugares inacessíveis.

Mas Ele, que é pleno de esperança, persevera a pulsar como quem diz:
— Hei! Estou aqui! Pare! Pare um pouco! Se acalme! Não olhe tão longe! Estou tão perto!

E os urbanoides seres agitados, sem tempo, enrijecidos e ingênuos continuam sem parar, a fugir da sua realidade, muitas vezes sem saber que foge.  E continuam a procurar por fora.  Angustiados, sem nada entender, vão os urbanoides seres da vida a vagar sem objetivos; a dar explicações em vão daquilo que não sabem e que não veem.

Mas Ele não descansa.  Está sempre cheio de amor.  Firme e perseverante a pulsar e mostrar a Sua obra da vida, como quem diz:
— Não olhe tão longe! Não olhe por fora! Olhe por dentro, pois Eu estou dentro! Estou dentro de tudo! Dentro da terra, das águas, das plantas, dos animais e até dentro de você mesmo! Exatamente! Porque não! Você faz parte da natureza! E Eu estou dentro de tudo que há na natureza! Pare de pensar que é o maior! Deixe esse seu narcisismo de lado! Relaxe! Já que não quer olhar para dentro de sua própria natureza e Me ver, ao menos olhe para dentro de uma planta, por exemplo! Olhe para dentro da cor que ela transmite, mas olhe para dentro de seu brilho e lá estou Eu a pulsar... Veja como Eu sou por dentro da folha, flores e frutos! Veja a Minha variedade nas formas! Assim sou Eu dentro de você, em cada órgão, músculo, osso e veia; em seus pensamentos, sentimentos, emoções e sensações... Assim Me manifesto... Assim Me faço presente, potente e ciente em tudo.

E Ele continua:
— Portanto, sinta a Minha presença no alimento que ingere, no ar que respira, no som que escuta, nas palavras que diz, nas tarefas que faz. Sinta a unidade da vida que em Mim existe. Sinta a harmonia, o equilíbrio e a união que há nas várias formas na qual Me manifesto... Sinta a unidade que há dentro da diversidade, e não separe nada... Não se exclua! Pense, sinta e viva com os outros... O individualismo é apenas um passo no caminho; um período de transição. Não pare nele! Cresça! Evolua! Viva a vida e não se deixe enrijecer pelas contingências que a convivência urbana impõe! Não permita que a vida, que é tão preciosa, escape por entre seus dedos! Viva cada momento como se fosse único e eterno.

E os urbanoides seres agitados, sem tempo, enrijecidos e ingênuos, vão pouco a pouco parando, refletindo e se encontrando.

E Ele, que é pleno de esperança, não se cansa de pulsar, pulsar, pulsar...
(“Em Busca da Luz”, Roberto Nogueira)


Continuamente estamos com a Voz Divina a nos chamar para o caminho da luz.  Mas, devido aos condicionamentos criados pelo egocentrismo da ignorância de si mesmo, nos afastamos do núcleo divino.  Preocupados com a efêmera conquista terrena deixamos que a mecanicidade nos absorva, sem notar que uma Presença de Luz pulsa dentro de nós.  Olhamos para fora, vagamos sem o objetivo de crescermos em espírito, explicamos em vão o que não vemos, nem tampouco sabemos.  Narcisistas de “caderninho”, não percebemos o contraste das cores, a fragrância das flores, o canto dos pássaros – o movimento da natureza.  Não nos conscientizamos de que é o Criador que está ali a pulsar incessantemente.  Portanto, pare!  Respire!  Sinta!  Repare que seu coração bate e te mantém a vida por causa Dele, o Criador.  Não se exclua da Vida Maior.  Relacione-se com tudo que há entre o Céu e a Terra.  Não se torne o cancro da sociedade!  Não permita que a vida divina, que é tão preciosa, escape por entre seus dedos!  Viva cada momento como se fosse único e eterno!  Porque Ele, que é pleno de esperança, não se cansa de pulsar, pulsar, pulsar...

Este é o eterno monólogo que, aos poucos, vai retirando as pessoas da ignorância e fazendo com que elas reconheçam o poder, a glória, a bem-aventurança do Criador; aquele que todos nós devemos reverenciar a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a cada instante; aquele a quem nós devemos nos curvar, nos dobrar e aceitar a tudo que acontece na vida da gente como um presente que chega para nos educar, para nos dar consciência cada vez mais ampla, e que somos apenas um raio, uma fagulha da criação, uma centelha do divino.

Então, feche seus olhos por um tempo. Respire e tente perceber tudo que está a sua volta, tente perceber tudo que está em contato com sua pele, sua roupa, o chão a cadeira. Tente perceber seus pensamentos. Não embarque neles, apenas perceba. Perceba o movimento interno de seu corpo, de sua respiração, seu ritmo respiratório, seu coração, o ritmo cardíaco, os vasos que se enchem e se esvaziam, o fluxo do sangue por suas artérias e veias. Tudo isso está conectado ao fluxo dos seus pensamentos. Sinta a vida... a vida que sustenta seu corpo físico, seus órgãos, aparelhos e sistemas orgânicos, suas células e tudo mais que faz parte de seu corpo. Sinta a vida em sua mente, em seus pensamentos, em seus sentimentos que se expressam como emoções. Sinta a vida que sustenta o seu Ser – o Ser espiritual, o Ser divino, esse Ser que te dá essa particularidade, mas que faz parte da vida da Suprema Inteligência. A Suprema Inteligência nos fez semelhante à Ela. O Criador é o poder maior e nós somos os seus raios de ação. Deus age através de nós. Nós somos Deus em ação.

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário