Instruções sobre o
Canto dos Nomes de Deus
No kīrtana nós
cantamos os nomes de Deus. Envolve mantras
e podemos cantar sozinhos ou em grupos, o que é mais comum, quando nós nos
juntamos para cantar os nomes de Deus. Cantar em grupo tem um poder enorme. Nós
multiplicamos a energia tremendamente. A música conecta nossos corações na
mesma sintonia. Na era que estamos vivendo (kali
yuga), cantar os nomes de Deus (Hari
nāma saṁkīrtana) é a
prática mais apropriada (bhakti yoga).
É um processo que nos ajuda no caminho do autoconhecimento (jñāna yoga). Na era de Kali, nossa mente é muito agitada, nos distraímos com facilidade e,
além do mais, existem muitos obstáculos que nos dificultam outras práticas
como, por exemplo, meditar. Por isso, é necessário cantar, para que haja um
centramento e apaziguamento da mente.
1. ceto-darpaṇa-mārjanam
Limpeza do espelho da consciência.
Nossa
mente se compara a um lago. Se houver agitação, com as águas revoltas, não
enxergamos a própria imagem. Mas, se o lago se acalma, como num espelho,
podemos observar nossa imagem no reflexo da água. A mente deve estar aquietada
para que possamos perceber a consciência.
Neste
verso, a comparação é feita com um espelho que está sujo, onde não conseguimos
ver a nós mesmos. Se limpamos o espelho, conseguimos ver a nossa consciência.
Assim é o espelho da consciência, onde vemos com clareza o nosso ser interno, o
que nós somos de verdade ao remover toda a sujeira da mente (o falso eu). Este
é o primeiro benefício do kīrtana: limpar
a nossa mente para conhecer nossa essência.
2. bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇam
Extinção do grande incêndio
[florestal] da existência material.
É a
capacidade de extinguir o fogo da agitação de nossa vida material. Nossa vida
material nunca é sem problemas e serena. Estamos sempre a fazer escolhas,
enfrenta desafios por mais que queiramos viver tranquilos. Esta é a natureza da
vida material e ninguém escapa. O kīrtana é como
uma chuva que vem e apaga o fogo – é uma chuva de bênçãos divinas, que nos traz
alívio e conforto. O saṁkīrtana abre um
espaço em nosso coração, onde nos refugiamos da agitação do mundo material.
3. śheryaḥ-kairava-chandrikā-vitaraṇam
Desabrochar o lótus do coração
através do canto dos nomes de Deus, espalhando a luz.
O
canto atua no coração como um benefício permanente, que nos conduz ao caminho
da liberação. Assim como a luz da lua clareia a escuridão e faz desabrochar o
lótus branco da pureza, o canto em louvor ao Senhor ilumina a nossa mente e nos
salva da escuridão da ignorância, permitindo que nós irradiemos luz. O som é a
forma mais completa que Deus usa para nos tocar. Através do som Deus penetra em
nossos ouvidos, toca o coração e ressoa em nossa alma, conforme nosso nível de
consciência. Cada um de nós interage com Deus de forma única – ninguém se
relaciona igual.
4. vidyā-vadhū-jīvanam
Cantar é a vida e alma do
conhecimento espiritual.
O
canto devocional faz com que o conhecimento transcendental se manifeste em
nosso coração. O estudo do conhecimento espiritual disponível nas escrituras,
ensinado pelos Mestres, já existe dentro de nós, mas não está manifestado.
Quando cantamos louvores a Deus, temos a possibilidade de abrir esse campo que
está em nosso coração. O nível de consciência e entendimento da vida é que vai
nos proporcionar fazer esta ligação e seu consequente despertar.
Resumindo,
o canto devocional prepara nossos campos sutis para o recebimento do
conhecimento que já existe em nós em estado latente. Nosso ser é sachchidānanda, ou seja, é eternamente existente (sat), é pleno de conhecimento (chit) e bem-aventurado (ānanda).
5. ānandabuddhi-vardhanam
Expansão ilimitada da mente no oceano
de êxtase espiritual.
Nossa
alma, quando encarnada, tem um sentimento de incompletude constante, porque não
está em seu ambiente natural que é o mundo espiritual, o mundo da essência.
Estamos dentro de um corpo material que é temporário.
Ao
cantarmos para Deus, expandimos nossa alma e entramos em contato com o oceano
de luz, ao qual viemos – descobrimos nossa verdadeira natureza, que é sachchidānanda.
6. pratipadam pūrṇāmṛitāsvādanam
Saborear, a cada passo, o néctar
inteiro [pleno] que desejamos.
Em
nossas experiências diárias buscamos a felicidade em fontes erradas e ficamos
no ciclo vicioso do eterno vir-à-ser. Durante nossas inúmeras existências no
terreno da vida física, buscamos a liberação em atividades que nos dão
segurança e prazer, e não nos preocupamos com o real foco de nossa busca – o
Supremo. Estamos sempre a desejar uma vida plena – a vida espiritual sem
limites.
Louvar
a Deus, através do canto devocional, nos permite saborear, a cada nova
experiência, o néctar divino, a plenitude que buscamos, mas não a identificamos
dentro de nós.
7. sarvātma-snapanam
Completo banho da alma [ser].
A alma
é consumida incessantemente pela vida mergulhada nos prazeres materiais. Cantar
para Deus produz um autêntico banho de purificação, que apaga o fogo consumidor
de nossos anseios por conquistas de segurança e prazeres materiais. O banho de
luz que recebemos nos reconecta com o poder criativo da Fonte Que Tudo É –
Deus.
param vijayate śhrī-kṛiṣhṇa-saṁkīrtanam
Que haja vitória
[glória] para o santo nome do Senhor
Deus dá o poder a cada forma divina por Ele criada, a cada
nome divino. Cada nome tem o seu poder (śhakti) distinto. Cantar os nomes divinos
ou reverencia-los nos cânticos nos conecta com esse poder. Esse poder se
transmite para nós através do canto, impregnando-nos e fazendo com que cada
partícula de nosso Ser vibre em ressonância com a divindade. Os mantras, kīrtanas e bhajanas nos reveste de poder espiritual.
Esta é a playlist que preparei com mantras, kīrtanas, bhajanas e outros cantos devocionais para todos os gostos. Confiram!
https://open.spotify.com/playlist/33ingINwYqaBmDk1TbB5Uz?si=etNylgOARkKsvBNyUAqtJw
Uma maravilha !!! Obrigada mestre e amigo querido!!!um abraço Rosane pinheiro
ResponderExcluirEscutar e cantar músicas devocionais é primordial para este momento de transição planetária. Beijos
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