terça-feira, 30 de junho de 2020

O SILÊNCIO E A CALMA INTERIOR


“A calma é a nossa natureza essencial. O que é calma? É o espaço interior ou a consciência onde as palavras desta página são assimiladas e se transformam em pensamentos. Sem essa consciência, não haveria percepção, não haveria pensamentos nem mundo.

“Você é essa consciência em forma de pessoa.

“Quando você perde contato com sua calma interior, perde contato com você mesmo. Quando perde esse contato, fica perdido no mundo.

“Sua mais íntima noção de si mesmo, de quem você é, não pode ser separada da calma. Ela é o EU SOU, mais profundo do que seu nome e sua forma externa”.
(“O Poder do Silêncio”, Eckhart Tolle)


Esse texto é lindo. Ele tem muito a ver com a transição planetária, onde nós temos que parar, pensar e refletir sobre este momento.

Agora, procure sentar-se confortavelmente. Apoie suas costas. Sente-se com os pés no chão ou com as pernas cruzadas. Apoie suas mãos sobre as coxas. Feche seus olhos e dirija a atenção para a sua respiração. Observe seu ato de respirar. Procure fazer uma respiração tranquila, suave e prazerosa. Sinta o inspirar e o expirar. Perceba, então, o intervalo que existe entre cada inspiração e expiração. Quando inspira seus pulmões se enchem de ar até um volume máximo, e neste ponto ocorre uma parada para começar a expirar. Nesta parada encontra-se um intervalo, um vazio, aonde a base é o silêncio. Ao perceber este silêncio, você entra no estado profundo de paz, de calma interior. Assim, você acessa o seu verdadeiro estado de ser, a sua consciência, o Ātman. Respire suavemente, confortavelmente e sinta a presença do EU SOU.

Agora, dirija a atenção para a mente. A mente foi feita para pensar. Ela produz, ininterruptamente, o pensamento. Da mesma forma como na respiração, entre um pensamento e outro, existe o silêncio, existe o vazio, que permeia todo o Universo. Quando percebemos este vazio, este silêncio, alcançamos o verdadeiro estado de ser, a consciência, que está por de trás do pensamento, que está por de trás da mente, que está por de trás de sua respiração. Essa consciência se confunde com o Absoluto, o Eterno e Imutável. Pois, só existe o Absoluto, o Eterno e Imutável. E ele é a consciência. Perceba este estado. Perceba o profundo estado de paz, que se alcança ao entrar neste espaço vazio e de profundo silêncio.

Fique, então, em paz. 

Namaste.




Nenhum comentário:

Postar um comentário